Vitamina D

ATRASA ENVELHECIMENTO

Investigadores britânicos descobri­ram que as mulheres com menores níveis de vitamina D revelam mais sinais de envelhecimento. A conclu­são, publicada na revista American Journal of Clinicai Nutrition, sugere que esta vitamina pode ajudar a retardar o envelhecimento e a proteger de doenças directamente relacionadas com a idade, como as cardiovasculares ou o cancro. Brent Richards, um dos co-autores do estudo, diz mesmo que "estes re­sultados demonstram pela primeira vez que as pessoas com níveis eleva­dos de vitamina D envelhecem mais lentamente que as que têm índices menores". Já Tim Spector acrescenta que, "embora pareça absurdo, a mes­ma luz do Sol que aumenta oimage thumb3 Vitamina D perigo de cancro da pele, pode ter também um efeito benéfico no processo de envelhecimento em geral". De qualquer forma, os cientistas do King"s College de Londres lembram que terão de ser feitos novos estudos que confirmem estas conclusões, que neste trabalho assentaram na medição dos telómeros, estruturas responsáveis pela estabilidade dos cromossomas.

Tags: , , , , , , ,

Leave a Reply

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>