A importância dos suplementos no desporto

Uma alimentação variada e equilibrada fornece as doses diárias recomendadas para a maioria dos indivíduos. Contudo, algumas populações especiais têm necessidades acrescidas e é o teu caso se praticas uma actividade física regular e com algum afinco. Essas características devem-se ao facto de:

- Terem um maior dispêndio calórico logo necessitarem de uma produção de energia mais eficaz e suficiente;

- Estarem sujeitos a um maior stress oxidativo logo necessitam de quantidades superiores de antioxidantes para combater o excesso de radicais livres;

- Sofrerem um maior desgaste dos vários tecidos corporais pelo que necessitam de os regenerar e manter de forma mais eficaz.

Ao contrário do que se pensava inicialmente, as vitaminas não têm um efeito ergogénicoSuplementos comprovado mas naturalmente pelo seu papel no metabolismo são essenciais para uma boa performance no dia-a-dia e no desporto. Deves procurar apostar nas vitaminas mais importantes para um desportista regular:

- Vitaminas do complexo B pois são essenciais no metabolismo;

- Vitaminas C e E pela sua função antioxidante.

Sabias que:

A Vitamina D é sintetizada na pele quando está exposta ao sol, por isso vivendo num país mediterrânico dificilmente teremos carências. Os nórdicos por seu lado são obrigados a tomar vitamina D.

- A vitamina C é particularmente útil na prevenção da gripe e outros síndromes respiratórios.

Contudo, a dose recomendada para ser eficaz é de 1g. Se és particularmente sensível suplementa-te no inicio do Outono.

- O licopeno presente no tomate é uma forma de provitamina A com uma forte acção antioxidante mas só fica activo se for (ligeiramente) aquecido. Deixa os molhos industriais e diverte-te a criar molhos com tomate caseiros para as massas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php