Sim ou Não?

Água engarrafada ou da torneira?

O consumo de água engarrafada aumenta anualmente apesar de ser muito mais cara que a água de torneira. É melhor para os desportistas?

ÁGUA DA TORNEIRA

Em Portugal a água é boa para consumo. Só é imprescindí­vel beber água engarrafada quando viajamos para países subdesenvolvidos ou com águas que contêm microorganis­mos diferentes daqueles a que o nosso sistema digestivo está habituado. Outra coisa é que emtorneira cada lugar da nossa geografia a água tem um sabor diferente devido aos dife­rentes sais inorgânicos. E em alguns pontos – ainda que potável – o sabor desagradável da água da torneira obriga a optar pela engarrafada.

AGUA ENGARRAFADA

Informa sobre as suas propriedades em cronutrientes, o que é especialmente importante para doentes renais, hiperten­sos ou crianças pequenas. Mas não há nada que indique que tem uma concentração ideal. Mais de metade da água engarrafada que se vende não é provenien­te de nascentes, é água de torneira purificada. Contrariamente ao que muitos pensam, algumas substâncias podem ser mais difíceis de controlar na garrafa do que na torneira, uma vez que estas se ar­mazenam durante períodos mais longos e a temperaturas mais al­tas, aumentando até níveis tóxicos a concentração de microorganis­mos que em pequenas concentrações não são prejudiciais à saúde. Apesar disso, o maior inconveniente da água agua engarrafada engarrafada tem a ver com a contaminação originada pelo seu transporte e a energia necessária para produzir milhões de garrafas, que na sua maioria não se reciclam.

Veredicto: Se gozas de boa saúde e a água da tua zona tem um bom sabor, não há nenhum motivo para não beber água da torneira, uma alternativa muito mais económica e ecológica. Se sofreres de alguma doença que te obrigue a saber o teor de oligoelementeos da água que bebes ou se viajares para lugares em que não sabes como é a água, recomendamos que com­pres água engarrafada. 0 vasilhame deve ser o maior possível e sempre reciclável.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php