Qual o melhor treino de força os Pesos livres ou Máquinas?

Apesar de termos a ideia que o treino de força em aparelhos isocinéticos é mais eficiente do que o trabalho com pesos livres, não é bem assim. 0 treino de aparelhos oferece estabilidade e pouca dificuldade técnica, mas tem como contrapartida um menor desenvolvimento da parte motora, coordenação e activação neuromuscular.

O trabalho analítico e estabilizador que os aparelhos nos proporcionam não permite desenvolver os músculos estabilizadores da coluna, com o qual conseguimos músculos fortes mas que lhes falta de estabilidade. Quanto treinamos com pesos livres, o movimento é determinado por nós e por isso somos nós próprios que o estabilizamos. Desta maneira, a musculatura da coluna actua como meio estabilizador (como se fosse uma cinta natural), além de trabalhar diferentes grupos musculares em simultâneo, o que permite desenvolver a coordenação intramuscular.

Para executar este género de exercícios é preciso um certo controlo postural. E por isso um treino aconselhado a desportistas ou pessoas que treinem e que desejem melhorar a força, estabilidade e coordenação.

Vantagens do Treino com pesos livres:

- Trabalho muscular em cadeia cinética.

- Solicitação dos músculos estabilizadores.

- Maior activação neuromuscular.

- Melhoria da coordenação intermuscular.

- Melhoria do controlo postural e da técnica.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php