Nutrição – Alimentos integrais

Massa integral e hidratos de carbono complexos

Precisas de hidratos de carbono para ter energia mas eles não são todos iguais: os alimentos com cereais integrais como a massa integral, arroz integral, pão de cereais, etc. recarregam o corpo de energia enquanto mantêm estáveis os níveis de glucose no sangue. Por esta razão são também amigos do bom humor e do estado de espírito. Com os alimentos com cereais refinados e açúcares, como pão branco, bolos, bolachas, etc, acontece precisamente o contrário: os níveis de açúcar aumentam rapidamente, por isso só te sentes bem até o açúcar chegar ao pâncreas e ele começar a libertar insulina (hormona que ajuda a estabilizar os níveis de glucose no sangue). Depois instala-se uma sensação de irritação e ansiedade que te fará ter vontade de comer mais alimentos doces, criando um círculo vicioso.

Ao eliminar todos os alimentos doces menos favoráveis vais notar que melhoras o teu bom Massa integral humor. Em estudos realizados com pessoas em depressão, verificou-se que algumas se sentiam muito aliviadas depois de eliminar os alimentos ricos em açúcar. A energia aumenta, enquanto a depressão vai desaparecendo e o bom-humor aparece. Ainda não está completamente esclarecida a relação entre os alimentos com açúcares refinados e a irritabilidade, mas sabemos que ‘deixar de comer bolos’ não só te vai ajudar a perder peso como também a ser mais feliz.

Como conseguir a dose diária?

Come 5 ou mais porções diárias de alimentos com cereais integrais. Uma porção equivale a uma taça de massa integral cozida, a meia taça de flocos de aveia, arroz integral ou uma fatia média de pão integral. Também se incluem neste grupo os vegetais ricos em hidratos como as batatas (1 batata média por dia) ou o milho (meia taça por dia).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php