Kite Surf – O que é preciso para praticar?

Quem disse que os dias de vento não são bons para ir à praia? Se és fã de mar, adrenalina e desportos radicais, o KiteSurf é uma experiência que não podes adiar mais. Mas, já sabes, há muito a aprender pelo que deves experimentar numa escola que te ensinará as bases para te tornares autónomo em segurança. E depois… deslizar, voar, saltar… o céu é o limite!

Qual material necessário?

- Kite, com o tamanho devidamente aconselhado para a estrutura corporal do praticante, que pode variar entre os 5m2 e os 21m2. Quanto mais leve for a pessoa menor deve ser o kite.

- Barra, que é o volante do kite. Daí partem as linhas que se ligam ao kite; aguentam umaimage thumb Kite Surf – O que é preciso para praticar? tensão de até 200 ou 300 kg e têm um comprimento de 20 a 30m. Podem ser 4 ou 5 linhas.

- Arnês, que pode ser de cintura ou de perna. Normalmente para o sexo feminino é preferível o de perna por causa do peito.

- Prancha. Pode ser direccional ou bidireccional.

- Leash da tábua, que prende a tábua ao arnês.

- Fato de neoprene, um colete e um capacete!

Diferentes vertentes do KiteSurf

Race - Assemelha-se às regatas de barcos. Os riders partem todos da mesma zona, da linha de partida ao mesmo tempo e o objectivo é percorrer um circuito triangular feito por bóias ancoradas no mar, no menor tempo possível.

Speed – Este formato é dos menos conhecidos por ser o menos praticado. É necessário um plano de água de preferência liso (flat) para que o rider possa percorrer uma determi­nada distância (+/-500 metros) no menor tempo possível.

Wave - No formato de Ondas (Wave) em kitesurf, o rider tem por objectivo surfar as ondas com a ajuda do kite, num determinado espaço (área de prova).

Freestyle - Manobras poderosas com diferentes variantes, importadas do wakeboard, snowboard, windsurf, surf e skate, avaliando-se a técnica e o estilo.

Truques:

Para virar o kite não é preciso rodar a barra como se fosse um guiador, basta puxar um dos lados para ti e empurrar o outro. Como numa bicicleta.

- Não agarres a barra com tensão. Quando controlas consegues movê-la com a ponta dos dedos!

- Nunca percas o kite de vista! Nas primei­ras vezes podes ter tendência para te concentrares dema­siado na prancha e esquecer o kite, é um erro que deves evitar.

Tags: , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>