Uma das preocupações do atleta quando se prepara para uma prova é a de maximizar as suas reservas energéticas para ter combustível para todo o esforço. Um dos métodos mais utilizados é o da sobrecarga de hidratos de carbono em que o atleta suplementa a sua alimentação normal com cerca de 30 a 50% de hidratos de carbono para potenciar a acumulação de hidratos de carbono. Os estudos mais recentes demonstraram que a constituição do glicogénio muscular é especialmente eficaz se forem utilizados hidratos de carbono de índice Glicémico (IG) moderado-alto como batata-doce, massa, arroz, pãolightview”>
integral ou cereais, que podem ser combinados com hidratos de carbono de IG mais elevado como as bebidas de hidratos de carbono e os géis energéticos. 0 atleta deve ingerir cerca de 1,2 a 1,5g de hidratos de carbono/kg de peso nas primeiras 3 horas. Após o esforço pode não ter fome pelo que deverá começar com a bebida desportiva com hidratos de carbono, que irá ajudar a hidratar e a repor os electrólitos perdidos no suor. A refeição sólida pode ser feita cerca de 60 a 120 minutos depois do esforço.
Mais notícias semelhantes:
Marcadores: nutrição


This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.