Mais vitamina C
Devemos recorrer a vitaminas adicionais para prevenir as constipações? Sim e não. Investigadores ingleses analisaram 30 estudos e descobriram que uma dose adicional de pelo menos 2.000 mg/dia de vitamina C (recomenda-se 1.000 mg), em pessoas com uma actividade normal, não tem influência no número de constipações. No entanto, no caso dos desportistas pode reduzir o risco em 50%, ainda que depois de a ter apanhado a duração do processo não se possa encurtar por muita vitamina C que se tome.
Cerejas para reduzir a dor muscular
As cerejas são um fruto com alto teor em antioxidantes, mas além disso podem ajudar-te a prevenir a dor e ajudar as fibras musculares a regenerar-se depois do treino, pelo menos é o que diz um estudo que se realizou no Laboratório de Rendimento Humano na Universidade de Vermont (EUA). Os investigadores realizaram uma experiência com 14 homens com uma média de idade de 22 anos, que tinham que seguir um treino de contracção excêntrica de bicípites e tomar um copo de sumo de cerejas fresco ou placebo pela manhã e à tarde, durante os 8 dias de duração da experiência. Duas semanas mais tarde a experiência repetiu-se mas
o grupo que tomou placebo agora tomou sumo de cerejas e vice-versa. Mediu-se a força de flexão do cotovelo, a dor muscular e a tensão I 24 e 48 horas de-|- pois de cada treino, e verificou-se que o grupo que tinha tomado o sumo de cereja tinha menos problemas, não perdia força nos músculos e dizia ter tido menos dores musculares.
Chá de Rooibos, a nova bebida isotónica
O Rooibos (Aspalthus Linearis) faz parte da família das leguminosas e prospera unicamente nos cumes do sudoeste da Africa do Sul. Com ele fabrica-se uma bebida que se caracteriza pela sua cor vermelha acobreada e o seu aroma intenso e doce. Não contém teína e muito pouco tanino, pelo que se pode tomar a qualquer hora. Segundo diversos estudos realizados sobre os efeitos do Rooibos na saúde descobriu-se que é muito rico em sais minerais, vitamina C e antioxidantes. Por esta razão o chá de Rooibos é uma bebida remineralizante que se pode utilizar como bebida isotónica para evitar a desidratação antes, durante e depois do exercício. Junta-lhe um pouco de sal, mel, bicarbonato e sumo de limão e vais ver que não fica atrás de nenhuma bebida desportiva.
Cálcio para emagrecer
Os lácteos tiveram “má fama” durante muitos anos entre os que estavam a fazer dieta. Mas é um erro! Cada vez há mais estudos que demonstram que as dietas que contêm uma quantidade adequada de cálcio (entre 1.000 e 1.200 mg por dia) são mais eficazes do que aquelas que incluem menos cálcio. Os cientistas conjecturam que o cálcio tem um papel importante no metabolismo das células gordas e no armazenamento de gorduras no nosso metabolismo. Ou seja, se consumires cálcio suficiente, o teu organismo prefere utilizar as gorduras. Se não, armazena-as.
Tags: Bem estar e saúde, emagrecer, vitaminas