Desporto e Aventura

Desporto, aventura, desportos radicais, são conceitos inovadores e novos no que concerne à prática de desporto conhecida até ao final dos anos oitenta, princípio dos anos noventa. Este tipo de desportos, normalmente, implicam um elevado risco físico e bastante controlo emocional e psicológico, isto porque são atividades que englobam velocidade, altura, e outras condicionantes em que estes desportos são realizados.

As atividades de desporto e aventura podem ser realizadas, na água, na terra e no ar. Podendo desfrutar das atividades um pouco por todo o Portugal, desde do Norte ao Sul, incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira.

O ser humano, por norma, gosta da natureza, de atividades desportivas e de bastante adrenalina à mistura, optam por atividades inovadores e desafiadoras, como forma de ocupação dos seus tempos livres.

Analisando a última década, verifica-se um aumento exponencial de algumas atividades desportivas radicais, entre as quais: Paintball, Canoagem, Rafting, Alpinismo, Rappel, Slide, canyoning, hang gliding, bungee jumping, Btt, cada vez mais há mais praticantes e seguidores deste tipo de atividades.

O paintball, é um jogo de ação, estratégia, que aumenta o espirito de equipa, responsabilidade, liderança, reações rápidas, pensamento estratégico sob pressão, deste modo é um dos desportos preferidos pelos responsáveis das empresas. Este desporto é muitas vezes considerado violento, mas se tiverem todos os cuidados necessários torna-se um desporto seguro.

Canoagem, é um desporto que promove a saúde cardiopulmonar dos praticantes, e também ocorre confrontação do Homem com a natureza, proporcionando deste modo a constatação da grandeza da natureza, facilitando a aproximação, compreensão e respeito do Homem pela natureza.

Rafting é um desporto de equipa onde todos os participantes remam e intervêm na condução do raft. Este desporto baseia-se em longas descida de rios rápidos, com quedas e desníveis acentuados, em barcos insufláveis. Os rápidos e os banhos de espuma elevam os níveis de adrenalina ao máximo, exigindo muita condição física, coordenação e espírito de equipa, para levar o raft até ao fim.

Alpinismo, deriva da escalada e do montanhismo, mas é muito mais específico no uso de materiais e nas técnicas utilizadas que o montanhismo. O alpinismo é sem dúvida o desporto mais exigente no que concerne ao conhecimento, aos materiais a utilizar, ao tempo da atividade, e à condição física exigida, sendo na maioria das vezes realizado em condições adversas para o ser humano, porque se realiza em altitudes acima dos 6000 metros.

Rappel, é uma atividade desportiva, que consiste na descida de um obstáculo posicionado na vertical com auxílio de uma corda. Esta atividade é muito boa para aumentar a autoconfiança, a autoestima, e superar os medos existentes.

Slide, uma atividade inicialmente praticada somente pelos militares, mas atualmente esta difundida em todos os grupos sociais, sendo mesmo realizada por milhares de praticantes. O slide é uma atividade segura, com movimentos rápidos, em que o praticante se move de uma cota superior para uma cota inferior.

Canyoning, consiste na descida de um rio de montanha, essa descida pode ser realizada a pé, ultrapassando os obstáculos naturais, como quedas de água. Para superar estes obstáculos o desportista deve recorrer a técnicas de montanhismo, slide, rappel.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php