Como melhorar o teu rendimento

As 5 chaves do teu rendimento biológico

Todos os anos investes numas sapatilhas mais Leves, mas será que investes em ti para renderes mais? Existem 5 factores que têm muita influência no teu rendimento:

1.  Vitamina D. Cinco minutos de exposição solar, 3 vezes por semana, melhoram a forma cardiovascular em 19%. 0 nível no sangue de vitamina D de 35-40 ng/ml recomendado para sedentários parece não ser válido em desportistas, que rendem mais com 50 a 65 ng/ml. Conseguem-se facilmente com suplementos de vitamina
D3 e sem deixar de receber luz solar.

2.  O ferro. É preciso medir a ferritina para conhecer as reservas de ferro dodesportista. Os níveis recomendados vão dos 50 aos 75 ng/ml mas em alguns desportistas que comem poucas carnes vermelhas e treinam muito aerobiamente podem cair até 25 ng/ml, o que resulta numa significativa perda de rendimento.

3.  Níveis hormonais. Depois de um treino intenso a testosterona cai até 50% enquanto o cortisol aumenta até 300%, podendo causar perda de massa óssea, tendões débeis, menor assimilação de aminoácidos, etc. Um simples teste, feito com a saliva, permitirá saber a proporção entre estas duas hormonas para diminuir o treino se for necessário.

4.  Aminoácidos essenciais. Basta que te falte um aminoácido essencial para teres problemas com a produção de enzimas digestivas, neurotransmissores e hormonas. Se fazes uma alimentação vegetariana, assegura-te que combinas cereais, verduras e leguminosas.

4.  Níveis de acidez. 0 exercício físico intenso aumenta os níveis de acidez, o que pode causar desequilíbrios. As frutas e as verduras frescas alcalinizam a tua alimentação e ajudam a combater a acidez e o stress oxidativo devido ao esforço físico. Dá cor ao teu prato e recorre aos suplementos apenas se tens a tua alimentação bem colorida.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php