Colesterol

O colesterol só existe no reino animal, é uma substância imprescindível para a vida e só existe um tipo, ainda que façamos a distinção entre bom e mau pela forma como se desloca. Viaja nas Lipo-proteínas, e o “bom” é o que vai sobre as de alta densidade (HDL), dos tecidos para o fígado, enquanto que o “mau” o faz sobre as de baixa densidade (LDL) e com eles vai do fígado aos tecidos periféricos, aos quais se “cola”.

- Ingerir gordura aumenta sempre o colesterol mau? Não, as gorduras monoinsaturadas aumentam o bom e diminuem o mau.

- É mais importante o tipo de gordura que ingeres do que o colesterol? Sim, podes comer ovos diariamente (com colesterol) porque se não beberes muito leite e muita carne o teu nível de colesterol será baixo.

- Então posso comer tudo o que quiser? Nunca deves passar de 300 mg por dia.

- E qual é a gordura mais recomendável? 0 azeite, que tem uma grande quantidade de ácido oleico, a gordura monoinsaturada mais saudável que existe.

- O desporto altera o meu nível de colesterol? Sim, já que varia os níveis de gordura. Se praticares exercício de uma forma constante vais aumentar o teu colesterol bom, que melhora a tua saúde cardiovascular.

One Response to Colesterol

  1. […] cerebrais (AVC) na fase adulta é adoptar hábitos de vida saudáveis, controlando as taxas de colesterol e de triglicerídeos desde muito […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php