Ciclismo – Volta à França

2010 será nas alturas

“O Círculo da Morte” está de regresso à Volta à Fran­ça. Confuso? Passamos a explicar: para comemorar os 100 anos que a prova celebra em 2010, a direc­ção do Tour decidiu que os corredores vão escalar as montanhas Peyresourde, Aspin, Tourmalet e Aubisque, nos Pirinéus.

Este percurso de alta montanha, entre a França e Espanha, já fez parte de várias edições da prova, aumentando, substancial­mente, o seu grau de difi­culdade. “Comparativa­mente com os Alpes nas edições anteriores, esta edi­ção do Tour será mais difí­cil e exigente”, destacou Christian Prudhomme, di­rector da prova.

Contactado pelo metro, o ex-corredor e actual co­mentador, Marco Chagas, explicou que “este ano a Volta à França foi mais macia, mais acessível, com poucas chegadas em montanha”. O percurso de 2010 “é um pouco o re­gresso” às origens e à montanha, porque “é um ano especial”.

Sprinters. O norueguês Thor Hushovd, camisola verde em 2009, está apreen­sivo com o próximo Tour, pois, confessa, “a monta­nha será difícil de passar”. O britânico Mark Cavendish, vencedor de seis eta­pas em 2009, também está desconfiado: “Há quatro ou cinco etapas para sprinters e então, depois, vou ter que sobreviver a duas semanas de montanha. Mas vou preparar-me, para chegar ao fi­nal na minha melhor con­dição física.”

Marco Chagas salienta que Hushovd e Cavendish “têm a tarefa complicada” porque são sprinters. Quan­to aos candidatos à vitória fi­nal, Chagas avança Alberto Contador, se participar na prova, e Lance Armstrong, que “no próximo ano vai va­ler mais do que este ano”.

O Tour 2010 começa com um prólogo de oito quiló­metros em Roterdão, Ho­landa, a 3 de Julho, a prova também passa na Bélgica, e termina três semanas e 3.596 km depois, em Paris.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php