CALOR PARA CURAR

Como fazer sauna correctamente

Suar de vez em quando é muito benéfico para o organismo, uma vez que se trabalha uma série de mecanismos glandulares que realizam um intercâmbio de líquidos e sais minerais, eliminando toxinas e resíduos. Para além disso, o suor é a chave para regular a temperatura interna do corpo e, ao mesmo tempo, proporciona à pele uma fina película protectora e nutritiva. Claro que se fizermos desporto vamos suar, mas com a sauna conseguimo-lo de uma forma mais suave. A sauna melhora a circulação, aumenta a capa­cidade orgânica de defesa face às alterações ambientais, melhora a elasticidade das ar­ticulações, favorece a cicatrização… muitas vantagens desde que faças de forma correcta.

image

■ Antes de entrares, toma duche com água morna e sabão.

■ Nas primeiras vezes é conveniente entrar com temperaturas mais baixas (nos 80 graus) e ir subindo gradualmente (até aos 100). Na sauna há zonas mais quentes do que outras, quanto mais alta a posição mais calor.

■ O tempo que se pode estar lá dentro é variável, mas o normal é entre 10 e 15 minutos. Um esquema: 10 minutos den­tro, 10 minutos de pausa fora, 8 minu­tos dentro, 8 minutos de pausa fora.

■ Durante as pausas convém tomar um duche com água fria.

■ Recomenda-se pelo menos uma sessão de sauna por semana. O ideal são duas para aproveitar todos os seus benefícios.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php