Benefícios do treino de alongamentos

Sabemos que há muito o alongamento tem sido um dos aspectos mais importantes na formação geral para qualquer tipo de desporto ou programa de exercício. Os benefícios da manutenção da capacidade de alongamento e mobilidade tornam-se cada vez mais importantes e essenciais ao ser humano ao longo da sua vida adulta, em particular na terceira idade em que o caminhar e sair de uma cadeira necessitam da nossa capacidade de mexer facilmente. Existem muitas maneiras de alongar de forma eficaz e persiste o debate entre os especialistas quanto à eficácia dos diversos métodos. Quando, como e por quanto tempo são alguns entre muitos temas polémicos. Algumas pessoas argumentam que alongamento antes do exercício é realmente perigoso. Adeptos do alongamento alegam que estes ajudam a prevenir lesões, dor pós-exercício e melhoram o desempenho. Ambos os lados se sustentam em muitas provas esporádicas, estudos e relatórios individuais para confirmar as suas teorias. É geralmente aceite que a partir de um ponto de vista fisiológico, é melhor alongar quando os músculos estão aquecidos. Um ‘aquecimento’ deve ser específico, preparando os músculos para os exercícios futuros, e poderá durar 10 a 15 minutos. Tal como os músculos aquecem com os movimentos preparatórios as fibras tornam-se mais flexíveis e irão alargar mais facilmente.

Alongamentos, particularmente no abdómen, costas, ombros, pescoço, e quadris ajudam a melhorar ao longo do tempo os mecanismos da respiração. A mobilidade possível em redor de cada articulação vai aumentar, tendo um impacto directo sobre a capacidade de força do músculo agonista. Atrasam o processo de envelhecimento natural que leva à rigidez e a problemas de mobilidade. Melhoram a postura, fortalecendo e alongando músculos fortes, tornando-os menos susceptíveis à lesão. Reduzem a fadiga e cansaço e trazem uma sensação de energia física e agilidade. Quando combinados com técnicas de relaxamento, os alongamentos podem aumentar a conexão mente/corpo. Alongamentos intensivos libertam progressivamente músculos rígidos que muitas vezes são os nossos fatos blindados (Wilhelm Reich). Ajudam a melhorar a circulação sanguínea como resultado da redução do batimento cardíaco, pressão arterial, temperatura e do sangue, contribuindo assim para evitar doenças cardíacas.

3 Responses to Benefícios do treino de alongamentos

  1. fernando diz:
    isto ajudo me muito muito obrigado
  2. Obrigado pelo seu comentário, é de bom agrado que partilhei estas informações.
  3. Samanta diz:
    Olá !!

    Muito interessante e relevante o artigo !
    é sempre bom deixar as pessoas informadas sobre tudo que propicia uma melhor qualidade de vida !
    Obrigada por compartilhar estas maravilhosas e úteis informações !

    Um enorme abraço !

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php