Para superares desafios físicos há que ter muito bem afinadas as provas de corrida, sobretudo as de fundo, provas que penalizam frequentemente os aspirantes. A prova física de que mais pessoas desistem é a corrida longa, de mil ou dois mil metros. Curiosamente, é a mais fácil de preparar, mas também a mais propícia ao descuido e a pior que se prepara. No dia da prova são normais os maus resultados, pois a maioria das pessoas dispara no início, muito acima das suas possibilidades, e chega ao final de rastos, com tempos no mínimo desconsolantes.
Assim deves Treinarimage thumb20 Atletismo   Superar desafios

- Apenas com três dias por semana durante três meses podes preparar de forma fenomenal todas as corridas de rua, tanto as mais rápidas como as mais compridas.

- Exemplo de treino para quatro dias/semana: um dia a ritmo curto (entre 50 e 40 minutos. O tempo reduz-se à medida da aproximação da prova); um dia de ritmo progressivo (uma hora), começa-se lento e termina-se forte; um dia de séries, intercalando curtas e largas em cada semana.

- Nos casos em que se procuram bons resultados há que acrescentar um dia mais de corrida durante a semana e afinar mais nos dias de treino.

- Exemplo de treino para quatro dias/semana: um dia a ritmo curto (entre 50 e 40 minutos. O tempo reduz-se à medida da aproximação da prova); um dia de ritmo progressivo (uma hora), começa-se lento e termina-se forte; um dia de séries curtas, (entre 150 e 400 metros); um dia de séries médias e longas (entre 500 e dois mil metros).

- As séries curtas devem somar 2400 metros e as longas entre três e quatro mil metros.

- Não realizar testes de provas nos treinos.

- Competir em corridas populares para aprender a dominar bem os ritmos e a realizar uma boa estratégia de corrida. 0 objectivo é não ultrapassar o ritmo no dia da prova.

 Atletismo   Superar desafios

Mais notícias semelhantes:

Marcadores: , , , , , , , , , ,

Subscreva o Desporto e Saúde por Email

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Leave a Reply

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>