Alimentação – O que? E quando?

Respeita os teus ritmos biológicos e emagrece

Não é a mesma coisa comer um cozido ao meio-dia ou ao jantar, não é verdade? A metabolização e aproveitamento dos nutrientes de um alimento dependem da hora do dia em que o ingeres. A tolerância à glicose, que afecta severamente a acumulação de gordura, e os movimentos intestinais, modificam-se consoante o momento do dia. Se queres perder peso, segue esta máxima: ” Toma um pequeno-almoço de Rei, almoça como um príncipe e janta como um mendigo”. Mas o importante não são só as quantidades, também érefeição fundamental o que comemos em cada refeição:

Pequeno-almoço e almoço:

Hidratos de carbono para en­frentar o dia com energia

A hormona insulina é mais activa durante o dia e diminui a sua actividade ao fim da tarde para alcançar os níveis mínimos durante a noite. Por isso, as horas de luz são o melhor momento para ingerir os nutrientes energéticos e saudáveis como os hidratos de carbono complexos. Até à tarde, dá prioridade aos cereais, arroz, batatas, pão, etc.

Jantar:

Proteínas para reconstituíres os músculos enquanto dormes.

As proteínas assimilam-se melhor à noite. Enquanto dormes liberta-se mais hormona de crescimento, que colabora na recuperação e crescimento das células musculares, pelo que são necessários aminoácidos (unidades básicas das proteínas).^ hormona de cres­cimento promove também a utilização de gorduras acumuladas co­mo fonte de energia durante essas horas, conservando as reservas de glicogénio e proteínas do músculo. Níveis baixos de açúcar no sangue fazem disparar a secreção da hormona de crescimento. Se exageras nos hidratos durante o jantar, a secreção dessa hormona será menor e vais engordar. Não obstante, as proteínas são mais difíceis de digerir que os hidratos e não necessita­mos de uma quantidade demasiado grande para obter os aminoácidos necessários, por isso procura jantar umas horas antes de ires dormir e não exageres nas quantidades.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php