Alimentação e humor

Todos os alimentos que comemos podem afectar de certa forma o nosso humor e as nossas emoções e sensações caminham jun­tos na vida do ser humano. Essa ligação inicia-se logo no nascimento, quando o bebé é amamentado, pois, para além de estar a ser nutrido, também sente pra­zer. Á explicação para o envolvimento das emoções é científica: a química dos alimentos é capaz de alterar a produção de neurotransmissores -substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro e são responsáveispelas sensações. Quando dizemos que o que come mos influencia o humor é bem verdade, pois há uma série de alimentos que podem contri­buir para melhorar o ânimo, uma vez que estimulam a produção dos neuro­transmissores responsáveis pelo pra­zer, bem-estar e euforia. Conheça al­guns dos principais alimentos que podem ajudar a melhorar e a manter o bom humor.

Chocolate: contém tirosina, subs­tância que estimula a produção de serotonina, e minerais importantes, como cobre, manganês e magnésio (nutriente quê se encontra em carência duran­te o período pré-menstrual). Também aumenta a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores res­ponsáveis pelo relaxamento.

Aveia: cereal que contém elevadas doses de triptofano, cuja função é auxi­liar o organismo a libertar a serotonina. Também apresenta níveis de selénio interessantes, importante para a produ­ção de energia.

Leite: produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precur­sor da serotonina.

Ovos: contêm substâncias que ga­rantem o bom humor, como a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), além de melhorarem a memória.

Peixes e frutos do mar: apresen­tam minerais importantes para o desen­volvimento do cérebro, como o selénio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar, em es­pecial a ostra, são ricos em zinco, mine­ral essencial para o bom humor.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php