A função da água

A regra de ouro da hidratação é ‘bebe antes de sentir sede’. Esperar pela sede para nos hidratarmos é um grande erro. Conseguir aumentar o rendimento numa prova ou terminarmos menos cansados o exercício, pode depender de nos termos hidratado antes da actividade sem termos esperado por sentir sede.

A transpiração é um mecanismo de compensação do organismo para resistir às alterações provocadas pelo calor. Consiste na expulsão de água e sais do interior do organismo para o exterior, para que a sua evaporação arrefeça a pele, com a consequente descida da temperatura corporal. Este processo provoca variação nas concentrações de sais que o organismo tenta equilibrar através de processos osmóticos: passando água de uma região de baixa concentração de sais para outra com maior concentração. Normalmente o organismo ‘rouba’ água ao plasma sanguíneo, tornando o sangue mais concentrado, o que explica oimage aumento da frequência cardíaca. Para repor esta água no sangue, o organismo absorve água do líquido intersticial, que por sua vez se obtém das células, provocando como resultado final uma ´desidratação celular´. Quando o organismo, através dos seus osmoreceptores, detecta estas variações de volemia (volume sanguíneo), aparece a sensação de sede e disparam as hormonas reguladoras, resultando na reabsorção de água e sódio nos rins. Durante o exercido, por cada 500 g de perda de peso há 450 ml de desidratação por perda de água. Em situações de exercício com calor, podem eliminar-se 1 a 2 litros de água por hora. Tudo isto indica que quando aparece a sensação de sede já existe desidratação celular: a água que bebemos a posteriori costuma ser inferior à necessária para restaurar o balanço hídrico.

One Response to A função da água

  1. quais as principais funcoes biologicas da agua?
    gual e a funcao biologica da setruture da agua?
    me deem 20 funcoes da agua no nosso corpo?
    por que impossivel trazer um celula morta a vida se…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

css.php